sábado, 8 de janeiro de 2011

Orgulho: virtude ou pecado?

Erroneamente, por vezes, ouvi alguém falar: "Eu não preciso fazer isso; só o faço para satisfazer meu ego!"
Estudando psicologia no meu 1º semesdtre da Estácio/Famap do Curso de Direito, pude perceber o equívoco do referido adágio popular, pois para a referida Ciência, o que deveria ser dito é: "para satisfazer minha 'Id'".
O EGO é então o equilíbrio, o caminho correto a ser seguido; paralelos a isso estão o Superego e a Id, como se fossem dois anjinhos, um do bem, outro do mal, onde o primeiro funciona como um freio e o segundo com uma liberalidade geral, onde tudo é permitido, cujos comportamentos conduzem até à libertinagem.
No estudo da disciplina, Introdução ao Estudo do Direito, conhecemos a Teoria dos Círculos onde a palavra Moral contribui para a construção de legislação dogmática hoje por nós conhecida, sendo que a mesma só pode ser inserida em nosso comportamento, através de uma religião.
Neste mês, comletarei um ano que escrevo neste BLOG. Por vezes, pensei em desistir, pois pensava que ninguém o lia, pois ao contrário dos blogs mais acessados, o meu conseguiu apenas um comentário quando postei a Resenha sobre "Mauá, o Imperador e o Rei". Mas hoje, ao abrí-lo, uma "avalanche" de orgulho invadiu minha alma, pois entre meus seguidores, apareceu, nada mais, nada menos, do que Paulo de Tarso, autor do Benzedor de Espingarda, cujo fragmento conheci como leitura recomendada para o vestibular. Não sei se ria; não sei se chorava, tanta foi a alegria por ser fã de suas obras. Percebi que estava ficando descontrolado, me controlei e resolvi manifestar profudamente minha admiração ao ilutre visitante por seu dom literário que tanto tem nos servido!
Quanto ao orgulho, se virtude ou pecado, fica no primeiro quadro quem reconhece que seu dom vem de Deus e dela faz um serviço para todos; e no segundo, aqueles que se esquecendo disso, ao assumirem até mesmo um cargozinho, excluem amigos, desligam telefone, arrebitam o nariz, não dão bom dia para ninguém, ficam com o "rei na barriga" e não conhecem ditados populares como: "tudo que sobe,desce"; "quanto mais alto o voo, maior o tombo" e "quer conhecer o vilão, dei-lhe o bastão"..., portanto, como disse Jesus: "Quem tem ouvidos, ouça!".
Obrigado, Paulo, por sua valiossíssima presença, que me reanimou para a expressão do pensamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário